Podemos dizer que ensinam a limpar a nossa sensorialidade da sobrecarga que o hábito, o tempo e a vida exercem sobre nós.
A prática desta técnicas permite:
- Valorizar a experiência pessoal já adquirida.
- Reconhecer as limitações da linguagem verbal no ensino/aprendizagem.
- Redescobrir o papel do corpo como instrumento de base.
- Aumentar a autonomia do corpo na sua própria aprendizagem.
- Aumentar a disponibilidade para a aprendizagem.
- Adaptar a aprendizagem ao ritmo do seu corpo.
- Favorecer a maturação da imagem do corpo e enriquecer o seu esquema corporal.
- Relaxar o corpo e redescobrir sensações.
- Gerir a ansiedade e as dificuldades.
- Correcção postural da coluna e o seu uso prático e importância no gesto.
- Observar e regular a energia aplicada ao corpo, estático ou em movimento.
- Potenciação fisiológica.
- Socialização.
A diferença entre a Eutonia de Gerda Alexander e a Técnica de Alexander está:
- Sobretudo centrada, no modo como é feita a abordagem.
- A primeira tende a investir mais na percepção sensorial, a segunda, na percepção mental.
- Na origem dos seus criadores, Gerda Alexander é Alemã e depois viveu na Dinamarca, Frederick Matthias Alexander é da Tasmânia e veio a ancorar o seu trabalho em Londres.
- Na força promocional existente por detrás de cada técnica.
Como estamos no 100º aniversário do nascimento de Gerda, como a Eutonia é menos divulgada no mundo e como é a técnica que preferido, dar-lhe-ei primazia neste blog, embora recordem-se que todos os caminhos vão dar a Roma...
Deixo-vos algumas hiperligações, se quiserem saber mais:
http://www.alexanderschool.edu.au/ - Australia